quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Aqui e agora

Foi uma semana difícil.
Tenho estado com febre - e tratar de três crianças (uma que depende de mim completamente porque está só a leite materno) não é fácil.
Um dos grandes desafios da maternidade é este: ter de tratar dos miúdos quando precisamos tanto que alguém trate de nós.
(Estou a recuperar)
Já fiquei sozinha com os três, a dar banhos, jantares, adormecer e correu lindamente.
(Será que foi sorte de precipiante?!)
Ficámos os quatro a dormir na minha cama - no maior mimo. 
Eu sou a mãe que dá o colo todo do mundo - e que depois me arrependo porque não há costas que aguentem!!!
Não me imagino a deixar um filho a chorar para o ensinar a adormecer.
Nem considero razoável utilizar a força para educar.
Não sou a mãe que alguns livros ensinam a ser, nem sou os palpites dos outros.
Sou eu.
Genuinamente eu.
Não me sigo por manuais, nem regras.
Dei de mamar a todos os meus filhos.
A Organização Mundial de Saúde diz que se deve encorajar a amamentação sob livre demanda (sempre que o bebé quiser) - é o que faço. Mas há opiniões diferentes desta. E cada cabeça sua sentença.
Cada família tem a sua dinâmica, uma regra não pode servir para todos. Nem para todas as crianças. 
(O bom senso e o pediatra dos meus filhos são bons conselheiros)
Cada criança aprende de sua maneira. 
Adequo a forma de educar a cada um deles.
Gosto de educar com calma e paz - e trabalho isso diariamente. 
Tenho amigas que são EXEMPLOS.
Para quem olho. 
Quero filhos equilibrados. 
Quero ser uma mãe feliz - sou e quero ser ainda mais.
Quero dar-lhes vida todos os dias.
Gosto de ser feliz a educar - esse é o caminho. 
A maternidade não é uma competição ou uma comparação constante.
Diz respeito a cada um.
A cada casa. 
E mesmo doente e exausta, acreditem que: 

"O melhor lugar do mundo é aqui, e agora..."
Gilberto Gil










Sem comentários:

Enviar um comentário